A vida que merecemos

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Viver no Presente


Sempre sofri com a antecipação. Em raros momentos consegui ficar cem por cento focado no presente; e isso é um inferno! Por mais que você tenha algo urgente para fazer, a mente voa para a tarefa seguinte, o dia seguinte, o próximo feriado... Não adianta, vivemos para o futuro e esquecemos de aproveitar o presente.
Ouço muitos reclamarem da falta de foco (eu, inclusive). Mas o que seria isso? Talvez a incapacidade de ficar completamente presente no momento em questão. Deixar a mente voar para coisas que ainda não aconteceram ou remoer coisas passadas.
Que tal tentarmos viver o presente? Concentrarmo-nos naquilo que estamos fazendo é difícil, mas não impossível. Algo que funciona comigo é verbalizar a antecipação. Por exemplo: estou escrevendo e comecei a pensar em algumas tarefas que tenho que realizar nos próximos três dias, ao começar a divagar e perder o foco me perguntei, “qual o sentido de pensar nisso agora? Tenho três dias para completar as tarefas e pensar nelas não me ajudará em nada.”. Imediatamente voltei ao presente. Não é uma solução definitiva, mas é um começo.
Por vezes tenho a impressão de que antecipar os problemas é uma forma de nosso inconsciente nos sabotar. Gostamos da comodidade de nada fazer e nossa mente anseia por esse marasmo. A questão é: anteciparemos o futuro para sabotar o presente, ou viveremos o presente para termos um futuro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário