A vida que merecemos

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Começar


Existem dois tipos de problemas: aqueles que podem ser solucionados e os que não podem. É impressionante o quanto gostamos de complicar as coisas. Ao primeiro sinal de problema, obrigação ou tarefa logo pensamos em razões para não fazer aquilo. Sendo que deveríamos fazer justamente o contrário! Procurar pelo menos uma razão para fazer!
Caso o que nos aflija seja algo solucionável, reclamar, ou procurar razões para não fazer, será apenas uma forma de nos torturar e prolongar o sofrimento. Engula a reclamação e simplesmente comece a fazer! Após começar, perceberá que as coisas começarão a fluir. Para que deixar para o último momento e correr com tudo? Assim que o problema surgir comece a pensar na solução e não em como a vida é injusta por te colocar nesta situação.
Você poderia perguntar: e se o problema não tiver solução? Bem, nesse caso a resposta é ainda mais simples. Preocupar-se resolverá a questão? Obviamente que não. Portanto, para que desperdiçar energia e tempo com isso?
Ouço muita gente reclamar, mas dificilmente vejo alguém fazer algo para mudar sua situação. Não é difícil. Comece! Apenas isso. Um pouco de cada vez. Não existem limites para o que podemos fazer caso nos disponhamos a começar!

Um comentário:

  1. Senti-me, ao mesmo tempo, reflexiva e triste com esse texto.
    Reflexiva porque, como quase todos, também sou extremamente pessimista. Coloco nos meus objetivos diversos obstáculos que, muitas vezes, são inexistentes. Só de imaginar a dificuldade de concretizá-los já me faz desistir.
    Triste porque... Bem, acabei de deixar supracitado. E me considero hipócrita porque, por mais que eu saiba que forneço tantos embustes para mim mesma, não sou capaz (ou sou rsrs) de reverter esse quadro.
    Espero um dia poder subir na torre dos sonhos sem precisar de dragões tentando impedir minha ascensão.
    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir