Após alguns anos observando alunos, amigos e conhecidos, notei um problema que não para de crescer: incapacidade de manter a concentração por longos períodos, principalmente no que diz respeito à leitura.
Ano passado sugeri um pequeno exercício para alguns alunos. Reencontrei-os recentemente e dois deles agradeceram pela dica e comentaram como o aumento da capacidade de concentração os tem ajudado.
Pensei nisto há tempos, como algo para melhorar a minha própria concentração. Funcionou muito bem para mim e creio que pode funcionar com outras pessoas. Segue um pequeno roteiro.
1 - Encontre um lugar tranquilo. Com uma mesa e longe do computador. Remova aquilo que possa te distrair. É importante que você possa se concentrar em uma única coisa.
2 - Escolha algo para ler. Um livro, uma revista, um texto da universidade/colégio; evite algo que você teria extrema facilidade em se envolver, privilegie algo que você leria sem tanto entusiasmo.
3 - Arrume um cronômetro. Caso resolva usar o do celular, deixe-o próximo mas fora de seu campo de visão. Inicie a marcação de tempo assim que começar a ler. Quando você perceber que perdeu o fio da meada, que se desconcentrou, pare o cronômetro e anote o tempo decorrido. Zere o cronômetro e repita o procedimento 10 vezes.
Some os resultados e divida por 10. Você terá uma média de seu "tempo de foco".
4 - Suponha que seu tempo médio seja de 5 minutos (parece pouco, e é, mas você irá se impressionar com a facilidade que perdemos o foco sem perceber). Durante uma semana você se esforçará para ler 5 minutos e 30 segundos sem parar. Use o despertador do celular se necessário. Repare que durante uma semana inteira você precisará apenas exceder em 30 segundos sua média de tempo de foco, não é algo que possa ser considerado realmente difícil.
5 - Após uma semana não será mais um esforço ficar focado em um texto por x minutos e meio seguidos. Na segunda semana tente 1 minuto além de seu novo limite. Na terceira 5 minutos além... e continue até atingir um tempo em que pareça existir um equilíbrio entre conforto e desconforto. Sugiro 1 hora. Após esse tempo dê uma pausa. Alongue-se, beba alguma coisa, coma ou dê uma olhada (rápida!) no celular.
Enfim, a base do exercício gira em torno da progressão lenta do tempo de foco. Adapte os tempos como achar melhor. O que descrevi funcionou comigo e não vejo porque não funcionaria com você.
Tava atrás dessa dica desde que dissestes isso na aula, saudade de todos os teus falatórios nas aulas,
ResponderExcluirBeijinhos da aluna mais insuportável
Fixo feliz em ver que alguma coisa do que disse em sala de aula ficou :p
ExcluirClaro que sim né, presto muita atenção quando eu não to dormindo ou quando eu vou pra aula hehe
ResponderExcluir